O personagem do QuaT.I. foi desenvolvido pela Coordenadora de Tecnologia para oferecer à Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul uma figura descontraída, divertida e simbólica. O quati é um animal muito popular e recorrente na região do Parque dos Poderes em Campo Grande – MS, sede do governo estadual.
O quati, também chamado de coati, mundé, quati-mundé, tem o nome científico Nasua nasua, que em tradução do latim significa “nariz”, seu nome em português é derivado do termo akwa’tim, que em tupi significa “nariz potundo”[1]. Com ampla distribuição na América do Sul, é visto em praticamente todos os biomas brasileiros, tem população abundante[2].
[1] Associação Projeto Ambiental e Cultural Piracanjuba. Quati. Projeto Piracanjuba – Paulo de Faria – SP – Brasil. 2023.
[2] BEISIEGEL, Beatriz de Mello; CAMPOS, Cláudia Bueno de. Avaliação do risco de extinção do Quati Nasua Nasua (Linnaeus, 1766) no Brasil. In. Biodiversidade Brasileira, n. 3, v. 1, 269-276, 2013.
Destemido, ousado e exímio escalador, o quati está adaptado aos ambientes urbanos, vivendo em pequenos grupos e interagindo com o habitat das cidades.
A escolha da mascote também se deve ao acrônimo do nome:
A CTEC articula, com a proposta do QuaT.I., os objetivos da SES em buscar sempre a qualidade de seus processos e serviços, usando tecnologia como ferramenta de inovação, modernidade e eficiência. Expressando-se com transparência de informações, além de agregar inteligência para análise e tratamento de indicadores em saúde, visando melhorar a vida do cidadão.
O QuaT.I. será, em tese, a mascote digital da SES-MS, sempre vinculado às ações de Tecnologia e Informação. O projeto prevê aplicações desta figura em sistema de informação da SES, como portais públicos de internet, mídias digitais e, de forma interativa, em serviços de comunicação digital com o cidadão e profissionais, como em chats, chatbots e outros.
Através desta figura amigável e divertida, a SES-MS, procura estar mais próxima dos seguimentos sociais e profissionais aos quais tem acesso.
Busca-se assim, gradativamente, desenvolver uma presença representativa e institucional especialmente para o público infantil, aproximando-o da instituição e fortalecendo suas atividades. A ideia pode, inclusive, evoluir para um personagem físico com fantasia, personalizando-o como profissional da saúde (médico, agente de saúde, enfermeiro, etc), em campanhas e em contato com o público.
Ao associar a figura do QuaT.I. em campanhas de mídia e projetos de saúde regularmente, busca-se ligar uma identidade visual atrativa e descontraída em campanhas já estabelecidas como “Outubro Rosa”, Novembro Azul”, mas também como em campanhas de conscientização, como campanhas de imunização, doação de sangue, combate à dengue, entre outros.
O QuaT.I. vem com a proposta de visual flexível, criado para se adequar a variações temáticas, de cor, de profissão e de campanhas diferentes. Assim, pode-se pensar a partir do evento anual, como Natal e Ano Novo, a partir da profissão, como Médico, Agente de Saúde, a partir do setor da SES-MS, como Tecnologia, Vigilância em Saúde, a partir das campanhas, como Outubro Rosa, Combate à Dengue, mas também, a partir de eventos sociais específicos, como a Copa do Mundo de Futebol, Olímpiadas. A ideia é que o QuaT.I. acompanhe os diferentes meios de comunicação ente a SES-MS e a comunidade.
O QuaT.I. tem por missão levar ao público interatividade agradável, a mascote, que é a cada do Mato Grosso do Sul, leva a essência do estado somado ao avanço da tecnologia da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
helpdesk@saude.ms.gov.br
(67) 4042-2479
1 – Help Desk de Sistemas
2 – Help Desk de Informática
Parque dos Poderes, SES
Campo Grande – MS